Toda a era tecnológica impacta a evolução do comércio, mídia e negócios em geral, mas não com a mesma velocidade sobre a educação. Entretanto, observa-se uma reestruturação com a inserção de interessantes oportunidades de ensino e aprendizagem, mais personalizadas, sociais e flexíveis, apesar de muitas delas não terem sido produzidas especificamente para o e-learning.
Essa inovação demonstra que existem oportunidades para mudanças no processo pedagógico, no entanto todo o meio acadêmico continua conservador e lento para se adaptar a essas ferramentas e tecnologias.
Não há mais necessidade de salas de aula e professores ficar na frente da sala “dando” aula. Todo o conhecimento se multiplica de forma exponencial, sendo que quase tudo está disponível na Internet. O YouTube, por exemplo, tem vídeos fabulosos que podem ser trabalhados com os alunos, mas poucos professores o utilizam para pesquisa e produção de seus alunos.
Os diferentes formatos de conteúdo tendem a se misturar e a confundir seus próprios limites. No Google, por exemplo, realizamos diferentes atividades. É possível integrar chats a blogs, jogos a mensagens instantâneas, disponibilização de documentos e apresentações e, várias possibilidades que estão aparecendo a cada dia.
As oportunidades são inúmeras. A educação está passando por uma revolução. Ela será totalmente diferente daquilo que conhecemos hoje e, quem sair na frente vai ficar em vantagem.
A Web 2.0 é uma das responsáveis pela migração dos softwares para a web, proporcionando nesse sentido ao professor e aluno tornarem-se proficientes no uso desses recursos disponíveis on-line. São muitas ferramentas que apontam para essa tendência: a oferta gratuita de aplicativos interativos na Internet, sem a necessidade de instalação no computador e sem a necessidade de fazer backups. Ou seja, nossos computadores estão migrando para a web, e os professores, alunos e instituições precisam entrar nesse novo mundo.
Ambientes, ferramentas e tecnologias on-line estão disponíveis tanto para o professor quanto para os alunos, bem como para as instituições, na Web 2.0, e obviamente facilitam o trabalho com EaD. Muitas delas, inclusive, têm o código livre.
Segue abaixo a relação de algumas destas ferramentas:
- Facebook
- Podcast
- Mashups
- Delicious
- Flickr
- Blog
- Wiki
- Browser
- Youtube na EaD
- Correio eletrônico via Web
Posteriormente detalharemos melhor cada uma das possibilidades de utilização das mesmas na educação.
Muito legal o seu blog e estou pensando em recomendá-lo aos participantes do Peas Juventude, o que acha???
ResponderExcluirbjim
Mércia