Nos últimos anos, temos nos deparado com mudanças profundas na realidade de nossa vida cotidiana. As tecnologias de informação e comunicação mudaram o relacionamento entre as pessoas, criando uma nova sociedade, a chamada Sociedade da Informação. Não se trata apenas de um modismo, mas representa um novo paradigma técnico-econômico-social.
A Educação é a peça chave nessa sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado. O conhecimento tornou-se, hoje mais do que nunca, um dos principais fatores de superação das desigualdades sociais e, mais importante do que ter o conhecimento, é saber "aprender a aprender".
A Educação a Distância (EAD) neste contexto é um modelo de ensino-aprendizagem no qual os alunos e o professor se encontram separados fisicamente, sem o contato pessoal como mecanismo facilitador de sua relação. A distância geográfica, neste contexto, não importa: os agentes da EAD podem estar na mesma cidade, no mesmo país ou até em continentes diferentes. Com a popularização da Internet, nos últimos anos, tem surgindo com novo vigor o interesse em EAD como mecanismo complementar, substitutivo ou integrante do ensino presencial. É importante lembrar que processos de EAD existem, pelo menos, desde o início do século passado. Esses processos utilizavam tecnologias de comunicação que possibilitavam a interação de um para muitos (rádio e tv) ou de um para um (ensino por correspondência). Através da Internet podemos contar com três modalidades de interação: um para um, um para muitos e muitos para muitos.
Principais vantagens alcançadas com o EAD através da Internet, em comparação com os processos anteriores de EAD são:
- Acessibilidade - ampliação da oferta de vagas em cursos, tanto no tempo quanto no espaço, uma vez que os meios eletrônicos e de comunicação possibilitam a transmissão de conteúdos em áreas remotas e desprovidas de oportunidades locais de educação;
- Flexibilidade - ampliação de oportunidade de participação em cursos, uma vez que o local de estudo pode ser em casa ou no trabalho, ou em qualquer local conectado à Internet e em qualquer horário;
- Individualização - mesmo inserido em processos de grande escala, o processo de ensino-aprendizagem pode ser, em alguns momentos, personalizado e fundamentado em necessidades individuais, possibilitado pelas ferramentas de interação e comunicação entre professores e alunos, agregadas à Internet;
- Interação - intensa cooperação e organização de trabalho em equipe, mesmo envolvendo pessoas geograficamente dispersas e agindo em horários diferentes;
- Democratização - o conteúdo e as atividades são disponibilizados para todos os participantes, possibilitando a discussão em busca da consolidação dos conhecimentos e sua assimilação coletiva;
- Custo - com a universalização do uso da Internet e o desenvolvimento das tecnologias da informação, os custos para a criação de materiais e a implementação de cursos à distância, que sempre foram e ainda são altos, tendem a tornar-se cada vez menores.
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